domingo, 26 de setembro de 2010

Crônica

Esta atividade foi desenvolvida a partir da leitura do texto "Meninos do Chafariz"que conta a história de um garoto rico que vê os meninos de rua, pobre, sujos e roupa rasgada, porém, apesar de todos os problemas conseguem ser felizes e também mostra  o preconceito das pessoas em relação a eles.
Fonte: Júlio Emílio Braz. Cenas urbanas. São Paulo: Scipione, 2000. (Fragmento)


A Proposta de produção para os alunos era mudar o foco do menino rico para os meninos do chafariz, em 3ª pessoa, contando o que sentiram ao ver o menino rico ser agredido pela mãe ao tentar se comunicar com os meninos do chafariz.

Livro: Português - Leila Lauar Sarmento 6º ano






Pobre menino rico



Hoje, quando fui passear lá no parque aonde tem o "famoso" chafariz, vi uma cena muito triste e confusa. Estava passando quando um carro se aproximou, muito lindo e muito caro por sinal, é o que todos imaginavam. A janela se abriu e um menino com aparência e roupas muito agradáveis acenou para os garotos. Rapidamente sua mãe lhe deu um tapa na mão, e falou algo que não consegui ouvir,  pois estava longe. Mas parecia que ela estava com medo daqueles garotos pobres .
       Com toda certeza os meninos ficaram muito arrasados, tristes e confusos ao mesmo tempo, afinal ninguém sabia o que se passava na cabeça daquela "gente rica". Pelo olhar daquele garoto rico, pude perceber que ele sentirá, inveja e uma dúvida sobre aqueles meninos tão diferentes dele.
       Deve ter se perguntado como aquelas crianças se divertiam, se não tinham nada além de roupas velhas e sujas.Chequei mais perto e ouvi um dos garotos dizer que se sentia muito triste e humilhado com o que havia acontecido. Mas, logo tudo passou e todos voltaram, a sua simples, porém, divertida brincadeira.
Xau '-'


                                                                                 Escola Nossa Senhora de Nazaré
                                                                                Bárbara Weingartner -  8ªsérie
Parabéns Bárbara, ótimo trabalho...

4 comentários:

  1. nossa ficou d+!Só acho que você tinha que ter colocado mais emoção!mais isso não importa o que importa o que ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  2. ficou OÓTIMO, alias todos os meus textos são ótimos (H)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!
    Vc é muito criativa Barbara!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir